Ativo 1
ll
Documentos
Instrumentos de autonomia
Projeto Educativo
Formar cidadãos com uma sólida formação pessoal, social e cientifica e que desenvolvam as capacidades/competências necessárias para um bom desempenho profissional e pessoal, com autonomia e espírito crítico, com vista à integração numa sociedade em constante mudança.
in Projeto Educativo - Missão
Projeto Educativo
Regulamento Interno
A Autonomia da Escola não se inicia a partir da aplicação de um normativo, antes se desenvolve no decurso de um processo de corresponsabilização.
autor desconhecido
Regulamento Interno
Anexo - Regulamento dos Cursos profissionais
Plano Anual de Atividades
O Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira constitui um documento de planeamento e execução que define, em função do Projeto Educativo, as formas de organização e programação das atividades a desenvolver pelas diferentes estruturas (pedagógicas, de serviço, de apoio), de acordo com as necessidades e interesses dos alunos e da comunidade escolar.
in Plano Anual de Atividades
Plano anual de atividades 21/22
Parecer do Conselho Pedagógico - Plano anual de atividades 21/22
20/21
Plano anual de atividades 20/21
Relatório SPO -Plano anual de atividades 20/21
Relatório CRTIC -Plano anual de atividades 20/21
Relatório-Plano anual de atividades 20/21
Documentos orientadores
Projeto Curricular do Agrupamento
O Projeto Curricular de Agrupamento (PCA) procura ser uma ferramenta de trabalho e de mobilização com o objetivo de dar ao Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira uma individualidade, uma personalidade, uma identidade. Respeitando as orientações e valores presentes no Projeto Educativo, o atual Plano Curricular define as linhas orientadoras que conduzem à melhoria das aprendizagens e   promoção do sucesso escolar, tendo como base os referenciais curriculares em vigor: O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO); As Aprendizagens Essenciais (AE); A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ANEC) e os perfis profissionais/referenciais de competência.
in Projeto Curricular de Agrupamento 20/21
Projeto Curricular do Agrupamento
Anexos
Critérios Gerais de avaliação
Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola
Complemento à Educação artística
Princípios Orientadores das Atividades de Enriquecimento Curricular
Projeto de Educação para a saúde
Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
Plano 21/23 Escola+
EQAVET
O Quadro EQAVET ao estabelecer uma compreensão partilhada entre os estados-membro sobre o que se entende por Qualidade na EFP inicial e contínua, tem uma dupla finalidade Apoiar as autoridades e os operadores na promoção e monitorização da melhoria contínua dos sistemas e das ofertas de EFP e potenciar a sua atratividade. Concretizar a convergência europeia na EFP através da promoção da transparência das qualificações, da mobilidade dos alunos/formandos e trabalhadores e da ALV e potenciar a mobilidade sectorial, nacional e internacional num mundo globalizado.
in Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009
Documento Base
Relatório Operador
Plano de Ação
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA
Visão

Preparação do agrupamento para enfrentar os desafios e mudanças inerentes a uma transição digital global, garantindo uma maior igualdade, equidade e inclusão dos alunos. Capacitação digital como um pilar da organização educativa. Transformação digital do agrupamento, em linha com as orientações europeias e com o desafio de transformação e inovação na educação. Criação e operacionalização de estratégias integradas para o desenvolvimento e reforço de competências digitais, com vista à materialização de objetivos e metas e implementação de medidas potenciadoras de sucesso e inovação.

in PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA
Plano de Contingência
Em cumprimento das orientações da DGS, este documento - Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira - estabelece as orientações para a reorganização do funcionamento de cada escola.
in Plano de Contingência
Plano de Contingência (atualização Maio 2022)
Plano de Contingência
Relatório de autoavalição
Este relatório constitui-se, assim, como um dos mecanismos de monitorização e de rotina de avaliação sobre as práticas pedagógicas que permite discutir e implementar as medidas de autorregulação interna que se evidenciem mais eficazes e focar-se precisamente nos resultados escolares e no que se considera encontrar-se a montante, com vista à melhoria continuada.
in Relatório de auto-avaliação 20/21
Relatório de Autoavaliação 20/21
Ensino em tempos de Covid
No seguimento da suspensão das atividades letivas presenciais, decretada no dia 10 de março de 2020 para a Escola Secundária de Santa Maria da Feira e a 13 de março de 2020 para as restantes Escolas do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira (AESMF), para combate ao COVID 19, foi necessário que o AESMF procurasse garantir, dentro das suas possibilidades, que todos os alunos continuassem a aprender. Para o efeito, o Conselho Pedagógico aprovou a 15 de abril de 2020 o PLANO DE ENSINO À DISTÂNCIA (E@D) onde se recomenda que este processo tem de ser monitorizado por todos os elementos da comunidade escolar envolvidos. Essa monitorização deve ser  feita de forma a aferir e realizar os devidos ajustes com o objetivo de avaliar e melhorar esse mesmo serviço educativo.
in RELATÓRIO AVALIÇÃO INTERNA-PLANO DE ENSINO A DISTÂNCIA
Plano de ensino à distância - AESMF - 2019-21
Critérios de avaliação - alunos de risco em teleaula
Relatorio Ensino a Distância - equipa de Avaliação Interna
Procedimentos em relação a alunos em confinamento - COVID 19