Ativo 1
ll
Estruturas
Departamentos curriculares
Departamento da Educação pré-escolar
Departamento da Educação pré-escolar - composto pela totalidade dos educadores de infância titulares de turma e por todos aqueles que, sendo deste nível de recrutamento, não estejam, pelas funções que exercem, integrados noutro departamento do AESMF.
- in Regulamento Interno
Coordenadora: Maria Margarida Silva Santos
Departamento de docentes do 1.º ciclo
Departamento de docentes do 1.º ciclo - composto pela totalidade dos docentes titulares de turma e por todos aqueles que, sendo deste nível de recrutamento, não estejam, pelas funções que exercem, integrados noutro departamento do AESMF.
- in Regulamento Interno
Coordenadora: Maria Clara Pinto da Costa Coelho
Departamento de Línguas
Departamento de Línguas - composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 200 (português e estudos sociais /história), 220 (português e inglês), 300 (português), 330 (inglês) e 350 (espanhol);
- in Regulamento Interno
Coordenadora: Julia Maria Campos de Oliveira
Representante de Grupo: Margarida Maria Cardoso Martins Couto
Representante de Grupo: Isabel Maria de Lima Ribeiro Santiago
Representante de Grupo: Carlos Alberto Seixas Maduro
Representante de Grupo: Isabel Maria de Lima Ribeiro Santiago
Representante de Grupo: Ana Carla Pinto Lopes
Departamento de Ciências Sociais Humanas
Departamento de Ciências Sociais e Humanas - composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 290 (Educação Moral e Religiosa Católica), 400 (história), 410 (filosofia), 420 (geografia), 430 (economia e contabilidade) e 530 (educação tecnológica);
- in Regulamento Interno
Coordenador: Antonio Soares dos Reis
Representante de Grupo: André Filipe Vidal Sousa
Representante de Grupo: Rute Maria Santos Coimbra Barros
Representante de Grupo: Ana Luísa Marques Rodrigues de Oliveira
Representante de Grupo: Fernanda Maria Lisboa da Silva Reis
Representante de Grupo: Isabel Alexandra da Rocha Pinto Moreira Marques
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Departamento de Matemáticas e Ciências Experimentais - composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 230 (matemática e ciências naturais), 500 (matemática), 510 (física e química), 520 (biologia e geologia) e 550 (informática).
- in Regulamento Interno
Coordenadora: Herminia Filomena de Sousa Coelho
Representante de Grupo: Fernando Avelar Gomes
Representante de Grupo: Maria de Lourdes das Dores Fonseca
Representante de Grupo: José Domingos Relva Silva Henriques
Representante de Grupo: Fernandina Maria Leite Pereira
Representante de Grupo: Lúcia Paula da Costa Sá Marques Rocha
Departamento de Expressões
Departamento das Expressões - composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 240 (educação visual e tecnológica), 250 (música); 260 (educação física); 600 (artes visuais) e 620 (educação física).
- in Regulamento Interno
Coordenador: Oscar Joaquim Sá Ferreira
Representante de Grupo: Maria Angelina Pereira Silva Campos
Representante de Grupo: Tiago Manuel Pereira Almeida
Representante de Grupo: Rosa Cardoso das Neves
Departamento de Educação Especial
Departamento da Educação Especial - composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 910 (domínio cognitivo e motor), 920 (deficiência auditiva), 360 (língua gestual portuguesa), docentes da intervenção precoce e por todos aqueles que, não sendo destes grupos de recrutamento, estejam, pelas funções que exercem, ligados à Educação Especial do AESMF.
- in Regulamento Interno
Coordenadora: Graça Maria Pinto Sá Campos Pereira
Representante de Grupo: Jorge Oliveira Silva
Representante de Grupo: Jorge Oliveira Silva
Representante de Grupo: Jorge Oliveira Silva
Estruturas pedagógicas
Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (Emaei)
Além das competências definidas na legislação em vigor, são ainda competências da EMAEI analisar as situações identificadas à equipa e propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar e promover medidas de integração e inclusão do aluno na escola tendo em conta a sua envolvência familiar e social, entre outras.
- in Regulamento Interno (adaptado)

Coordenadora: Ana Paula Coelho da Silva (Subdiretora)


Maria Cristina da Silva Almeida (Psicóloga)
Dulce Maria Alves Ferreira (Coordenadora dos DT do Ensino Básico)
Maria do Carmo de Almeida Silva Vilaça (Coordenadora DT dos Cursos Profissionais)
Maria Clara Pinto da Costa Coelho (Coordenadora do 1º ciclo)
Maria Gabriela Granado Cruz Pinto (Docente Educação Especial)


Equipa de Avaliação Interna
Equipa de apoio à gestão estratégica e operacional do agrupamento que visa o desenvolvimento e consolidação de uma cultura de avaliação, que permita melhorar a eficácia e a eficiência do serviço público de educação prestado pelo agrupamento.
- in Regulamento Interno
Coordenadora: Ana Luísa Marques Rodrigues de Oliveira
Serviços de Psicologia e Orientação
Os serviços de psicologia e orientação, doravante denominado SPO, contribuem para a concretização da igualdade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo profissional, mediante o acompanhamento do aluno, individual ou em grupo, ao longo do processo educativo e, bem assim, o apoio no processo de escolha do seu projeto de vida.
- in Regulamento Interno

Os Serviços de Psicologia e Orientação, designados abreviadamente por SPO, estão integrados na rede de ensino público e constituem unidades especializadas de apoio educativo, inseridas nas estruturas especializadas de orientação educativa das escolas. 


A equipa do SPO do AE SMF é constituída por duas psicólogas - Cristina Almeida (CP OPP: 6746) e Liliana Alves (CP OPP: 6658) -, exercendo a sua atividade a tempo inteiro e realizando funções em todos os estabelecimentos escolares do AE. 


A ação do SPO é essencialmente preventiva e promotora do desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, através de uma intervenção universal ou indicada, de acordo com as necessidades de cada aluno ou grupo/turma.


Conforme o DL nº 190/91 de 17 de maio, o psicólogo escolar, enquanto recurso da escola desenvolve a sua atividade em três domínios:

 
1.1. Apoio psicológico e psicopedagógico - a intervenção apoia-se num conjunto diversificado de atividades/técnicas e engloba a intervenção direta com os alunos, mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com os diversos intervenientes escolares para a organização de respostas educativas diferenciadas; 


1.2. Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa - o trabalho visa, essencialmente, a criação de ambientes de aprendizagem positivos, seguros e saudáveis, que suportem o bem-estar, convocando os diversos agentes locais para um esforço conjunto e continuado; 


1.3. Orientação escolar e profissional - desenvolve-se, ao longo do ano letivo, através de um conjunto de tarefas/atividades, realizadas diretamente com os alunos e em articulação com outros intervenientes da comunidade (professores, pais e encarregados de educação).