“Passadiços – Cortegaça / Silvalde”

Integrada no âmbito da disciplina de Educação Física, Ensino Profissionalizante, realizou-se no dia 21 de março a atividade "Passadiços - Cortegaça// Silvalde". A atividade teve uma excelente participação de todos (professores e alunos).

Ações de Formação_Sete Princípios | Assistentes Operacionais

• Dia 6 de abril - NOÇÕES BÁSICAS DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR – 14h00 às 16h00

• Dia 11 de abril - HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR – 9h30 às 12h30

• Dia 11 de abril - SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR – 14h00 às 17h00

Formação_Noções básicas de Microbiologia Alimentar_7P_6 de abril_14h00-16h00
Formação_Higiene e Segurança Alimentar_7P_11 de abril_9h30-12h30
Formação_Sustentabilidade Alimentar_7P_11 de abril_14h00-17h00

Projeto Erasmus+ EICMS | mobilidade a Puçol, Espanha

puçol.1
puçol.2

Semana da leitura | EB de S. João de Ver

Ao longo da semana que decorreu entre os dias 21 e 24 de março, foi constante o fervilhar de momentos de cultura, lazer e partilha. Foram realizadas várias atividades onde a leitura foi o tema principal. Os alunos dos diversos anos tiveram a oportunidade de disfrutar de bons momentos de leitura nas mantas distribuídas pelos vários espaços e de folhear os livros ao seu dispor, criando uma relação única com eles.

Os pais foram convidados também a participar na “Hora do Conto”. Este momento de partilha realçou a importância e os benefícios da leitura, bem como a empatia por cada história e a vivência de quem a contou. Em diferentes dias da semana, as turmas realizaram a atividade “Partilha de Leituras”, tornando-se momentos fantásticos onde tiveram a oportunidade de percorrer as diversas salas da escola para divulgar as lengalengas e poemas de autores nacionais ou realizados pelos próprios alunos. Para comemorar o dia da poesia, os alunos do 1.º ciclo conceberam poemas que foram distribuídos por diversos locais da freguesia, enquanto no pré-escolar as famílias foram convidadas a elaborar poemas que posteriormente foram expostos em diferentes espaços no interior da escola.

Durante dois dias a escola abriu as portas a toda a comunidade para participar na “Leitura das Cinco.” Diversos encarregados de educação e familiares, uma vez mais, tornaram-se contadores de histórias, criando um belo momento de magia. Ao longo da semana, foi construído um “mural”, intitulado “As Nossas Histórias Infantis,” com inúmeras ilustrações dos alunos que representam uma personagem ou uma história infantil marcante.

Por fim, para celebrar o dia Mundial da Árvore e da Floresta foram plantadas duas macieiras de maçã malápio, amavelmente oferecidas pela associação Malapeiros Rolantes.

sem_leitura_sjver02
sem_leitura_sjver03
sem_leitura_sjver04
sem_leitura_sjver05
sem_leitura_sjver06
sem_leitura_sjver07

Do mar para o espaço | EB de S. João de Ver

"Quando somos pequeninos e nos perguntam o queremos ser quando crescermos, muitos respondemos que queremos ser astronautas.”

No dia 23 de março, recebemos a visita de Ana Pires, a primeira cientista-astronauta portuguesa, que nos veio contar a sua experiência na primeira pessoa. Esta cientista foi a primeira mulher portuguesa a participar num programa de investigação apoiado pela NASA, que se debruça sobre o estudo das nuvens noctilucentes e prepara cientistas-astronautas para voos suborbitais. Apesar destes nomes tão difíceis de pronunciar, soube explicar-nos muito bem a sua experiência fascinante que cativou todos os alunos do 3º e 4º anos.

Ana Pires transmitiu de forma muito apaixonante como estuda os mares e a sua área de investigação incide sobre as geotecnologias do mar. Trouxe também consigo um robot programado que exemplificou autonomamente algumas ações.
Astronauta
Astronauta_00