25 de Abril | Dia da Liberdade

Para assinalar o “25 de Abril, Dia da Liberdade”, na Escola Básica Prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida, as docentes Augusta Amorim, Paula Moreira e Rosa Sampaio, que lecionam HGP ao 6º ano de escolaridade, e o docente José Pinho, que leciona História aos 8º e 9º anos, desenvolveram as seguintes atividades:
- Leitura de obras literárias / audição de músicas de intervenção / visualização de vídeos / debate com os alunos de ideias relacionadas com a temática;
- Redação pelos alunos de palavras de ordem e exposição na entrada;
- Elaboração de cartazes e exposição em diversos espaços;
- Exposição de um cravo gigante com palavras de ordem no átrio da Escola;
- Afixação de faixas/cartazes com poemas de Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andresen;
- Inscrição de mensagens no mural “Liberdade é …” da sala do aluno;
- Exposição de folhetos com perguntas e respostas sobre o Estado Novo, a Ditadura, a Revolução dos Cravos e a Democracia;
- Audição das senhas da Revolução nos intervalos das aulas;
- Colocação de arranjos florais com cravos na sala de professores (oferta de uma encarregada de educação);
- Oferta de cravos vermelhos ao pessoal docente e não docente.
25abril_10
25abril_4
25abril_5
25abril_8
25abril_9
25abril_1
25abril_3
25abril_2
25abril_7

Visita de estudo – Cursos Profissionais de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar

No passado dia 26 de Abril, as turmas de restauração, do 11P+Q e 10P+Q de cozinha/pastelaria e restaurante/bar, participaram na visita de estudo à Pastelaria " O Afonso" em Tentúgal e à "Casa Vidal" em Anadia. Os alunos tiveram a oportunidade de perceber a confeção do tão afamado doce desta região do país, que faz a delícia dos amantes da doçaria. Na. Casa Vidal os alunos conheceram o modo de confeção do leitão e respetivos processos de elaboração. No final, o a tão desejada prova, que fez jus ao maravilhoso aspeto desta iguaria.

VE_CP+RB_04
VE_CP+RB_02
VE_CP+RB_03
VE_CP+RB_01

Participação no Concurso Ovos de Páscoa

A turma do 11P participou no concurso de ovos de Páscoa, com a colaboração dos formadores da área técnica, Ricardo Topa, Elisabete Miranda e Sara Oliveira. O projeto elaborado consistia numa árvore de chocolate, um ninho de Páscoa e os respetivos ovos de chocolate, devidamente decorados pelos nossos alunos. De realçar que, esta escultura esteve em exposição nos dias 6 a 15 de abril, no Wow (World of Wine), em Vila Nova de Gaia.
ovospascoa03
ovospascoa02

Desporto Escolar | Ténis

Decorreu no dia 26 de abril a Concentração de Ténis no CAF-S. M. de Feira. O nosso Agrupamento, representado pelos magníficos alunos que as fotos documentam, teve prestação social e desportiva, muito meritória.

Tenis02
Tenis01

Determinação do valor da impulsão exercida por um fluido | Físico-Quimica

Trabalho laboratorial realizado pelos alunos do 9ºA, B e E (Físico-Química)
Escola Básica Prof. doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida
A impulsão (I) é uma força vertical, com sentido de baixo para cima, exercida por um fluido sobre um corpo nele imerso, total ou parcialmente.
  A intensidade da impulsão é influenciada por dois fatores:
    • volume do fluido deslocado pelo corpo imerso;
    • densidade do fluido onde o corpo é imerso.
FQ_Impuls02
A - Determinação do peso do corpo (P)
FQ_Impuls01
B - Determinação do valor aparente do peso do corpo (Pa)