No âmbito de uma viagem pedagógica, de 12 a 15 de abril, duas professoras e 22 alunos dos 11.° e 12.° anos, dos cursos de Ciências e Tecnologias, visitaram Toulouse, em França. Foram quatro dias intensos, repletos de descobertas e de aprendizagens, em que os alunos se mostraram sempre entusiasmados e envolvidos em todas as atividades propostas.
A cidade de Toulouse acolheu a todos com o seu património cultural, científico, tecnológico e gastronómico. Os discentes tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao centro histórico da cidade e, ainda, de visitar locais emblemáticos como a Cidade do Espaço, a fábrica da Airbus, o Museu da Aeroscopia, o Museu de História Natural e a cidade medieval de Carcassonne. Para além disso, desfrutaram da excelente gastronomia local, que encantou todos os participantes.
Esta visita pedagógica permitiu não só o enriquecimento dos conhecimentos em áreas como a ciência, a tecnologia, a história e a cultura, como também reforçou competências essenciais no século XXI, nomeadamente a curiosidade, a comunicação, a cooperação e o pensamento crítico.
A biblioteca escolar da ESSMF desempenhou um papel fundamental na preparação desta viagem, disponibilizando recursos informativos e de leitura sobre os locais a visitar, bem como promovendo momentos de pesquisa e reflexão sobre os temas abordados. A articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi evidente, destacando-se o ODS 4 – Educação de Qualidade, ao proporcionar aprendizagens significativas fora da sala de aula, e o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, através da visita a espaços como a Airbus e a Cidade do Espaço, que evidenciam o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável.
Esta experiência ficará certamente na memória de todos os participantes como um exemplo de como aprender pode (e deve) ultrapassar os muros da escola.