Escola Secundária de Santa Maria da Feira
O Dia Internacional da Matemática comemora-se todos os anos no mês 3 (março) e no dia 14 em homenagem ao número 𝝅 .
E o que é o número 𝝅?
𝝅 é a razão (quociente) entre o comprimento da circunferência de um círculo e o seu diâmetro. A aproximação de 𝝅 da figura ao lado é apenas o princípio, porque continua eternamente sem se repetir.
Dentro desta sequência de casas decimais do número 𝝅 há uma forte probabilidade de encontrarmos a nossa data de nascimento, o nosso número de telemóvel, do cartão de cidadão, da segurança social, os números de identificação bancária, etc. Em 28 de junho de 2024 já eram conhecidos os 202 112 290 000 000 dígitos. Mas não é só. Se convertermos estes números em letras, obtemos muitas das palavras que existem e em muitas combinações possíveis. A primeira sílaba que dissemos quando éramos bebés, o nome das pessoas de que mais gostamos e a nossa vida do principio ao fim. Muito do que dizemos e fazemos. Muitas das possibilidades infinitas do mundo existem dentro deste simples círculo (https://www.atractor.pt/geral/temp/pi.html).
O que fazemos com esta informação e para que serve? Só depende de nós e de como queremos escrever a nossa vida.
Para comemorar este dia, os alunos do 3.º ciclo e do secundário decoraram algarismos para a sequência do 𝝅 que foram expostos no varandim da biblioteca. Os alunos do 7.º ano construíram o 𝝅 em material reciclado, o 8.º fez o caracol matemático, o 11.º F fez a projeção do 𝝅 em 3D, os alunos Afonso Oliveira e Maria Macedo do 12.º E criaram um programa para construir o triângulo de Sierpinski em 3D, o 11.º K fez o placar, o 12.º K fez ilustrações alusivas à matemática e as turmas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar fizeram bolachinhas em forma de números e do 𝝅, bolos, salgadinhos e bebidas deliciosas que deram um sabor muito especial à Matemática, neste dia.
O Grupo 500 de Matemática agradece a todos os alunos e professores que colaboraram connosco.
Escola Básica Professor Doutor Ferreira de Almeida
As turmas do 5.º ano, bem como as turmas B e C, do 6.º ano, decoraram um algarismo do 𝝅, que depois colaram nas paredes da escola, de forma a representarem o 𝝅. As restantes três turmas do sexto ano fizeram biscoitos de 𝝅, que distribuíram, no intervalo maior da manhã, pelas restantes turmas da escola, professores e assistentes operacionais.
As turmas do 7.º ano dedicaram-se a construir o 𝝅 com materiais reciclados variados e que estiveram em exposição na Biblioteca da Escola.