Considera-se que, a sensibilização para a inclusão é crucial para consciencializar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças e criar as condições para que todos possam participar plenamente na sociedade. Neste âmbito, no dia 3 de dezembro, o Departamento de Educação Especial, dando cumprimento ao previsto no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, voltou a assinalar a data, nos vários estabelecimentos de ensino.
Assim, na Escola Secundária e na Escola Professor Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida pretendeu-se sensibilizar a Comunidade Educativa com a inclusão pela poesia nas diversas turmas e anos de escolaridade. Através da narrativa de “ A Vida é Bela” de Miguel Torga e do texto de Mário Quintana os alunos foram levados a refletir desenvolver o seu espírito crítico sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática.
Nas escolas do 1º ciclo, a atividade desenvolvida foi lançada a partir do vídeo musical “O Menino Descolorido”, da cantora Xana Toc Toc, adaptado em língua gestual portuguesa. A história do menino que, por ser diferente, encontrou formas únicas de se expressar, emocionou e despertou reflexões significativas nas crianças, ao mesmo tempo que reforçou valores como a empatia e a aceitação. A linguagem musical e visual do vídeo tornou a atividade mais acessível e cativante, estimulando a participação e criando um ambiente acolhedor de aprendizagem. Este recurso foi fundamental para captar a atenção dos mais pequenos e introduzir, de forma sensível e lúdica, temas importantes como a inclusão e o respeito pelas diferenças, revelando-se um momento de grande significado e de impacto positivo. O produto final resultou na criação de um mural colorido, com os registos gráficos de todos, demonstrativo de que a união na diferença faz um todo uníssono.
Concluiu-se que os objetivos previamente estabelecidos foram alcançados e superaram claramente as expetativas, dada a envolvência e o entusiasmo entre alunos e professores. Juntos, mostraram que a união e o respeito pelas diferenças constroem um ambiente mais justo e acolhedor para todos. Juntos pela inclusão e pelo respeito às diferenças.
Assim, o AESMFeira reafirmou o seu compromisso com a inclusão e a aceitação, celebrando as diferenças que nos tornam únicos e enriquecem a nossa comunidade. “Educar Para Humanizar”.
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u0VWwEJS5nk