Atividade Timelapse

No dia 19 de fevereiro, realizou-se a atividade no âmbito do PAA (Plano Anual de Atividades, no auditório Salette Milheiro da Escola Secundária de Santa Maria da Feira. A atividade/workshop denominada “Elaboração de vídeos em TimeLapse, técnicas de aquisição, edição e produção”, foi dinamizada para as turmas da disciplina do 12º ano APIb, 12ºA, C, D e G, dos professores Lúcia Paula e Pedro França. Esta foi efetuada através de videoconferência, com a presença do artista Rui Pedro Mendonça da Fonseca. Licenciado e Doutorado em Ciências da Comunicação, trabalhou emn Várias rádios como jornalista desde 1997. Dedica-se também desde essa altura à produção e composição de música eletrónica. Começou a viajar nos anos 90 pela Europa e norte de África, mas foi em 2009 que descobriu a paixão pelo vídeo e pela fotografia, quando começou a viajar sozinho pela Ásia. Fruto dessa experiência, apresentou-nos alguns exemplos fotográficos da sua atividade, explicando o objetivo e sensibilidade na aquisição e edição de imagem. De seguida, com exemplos, apresentou técnicas de aquisição, edição e produção de vídeos em timelapse. Esta é uma técnica que envolve informação digital ao nível de imagem/foto, vídeo e áudio, com muito sucesso nas redes sociais, publicidade e documentários. De referir que esta técnica, serviu como uma introdução aos temas que os alunos das 4 turmas, irão dedicar nos conteúdos (multimédia) a serem ministrados no 2º semestre. Os alunos presentes mostraram-se interessados, ficaram a conhecer novos conteúdos digitais e principalmente tiveram a perceção da sensibilidade, técnicas e trabalho necessários para a produção deste tipo de conteúdos. Apresenta-se de seguida o tema TOKIO PULSE como exemplo de vídeo https://vimeo.com/156466293 . Resta agradecer em nome dos dinamizadores da atividade, a disponibilidade e simpatia do artista Rui Pedro Mendonça da Fonseca.

Os professores

Pedro França & Lúcia Paula