Área Reservada

Estruturas

Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira

Departamentos Curriculares

Departamento da Educação Pré-escolar
“Departamento da Educação pré-escolar – composto pela totalidade dos educadores de infância titulares de turma e por todos aqueles que, sendo deste nível de recrutamento, não estejam, pelas funções que exercem, integrados noutro departamento do AESMF.”
– in Regulamento Interno
Coordenadora: Maria de Lurdes Almeida
Departamento do 1º Ciclo
“Departamento de docentes do 1.º ciclo – composto pela totalidade dos docentes titulares de turma e por todos aqueles que, sendo deste nível de recrutamento, não estejam, pelas funções que exercem, integrados noutro departamento do AESMF.”
– in Regulamento Interno
Coordenadora: Ana Paula Almeida
Departamento de Línguas
“Departamento de Línguas – composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 200 (português e estudos sociais /história), 220 (português e inglês), 300 (português), 330 (inglês) e 350 (espanhol).”
– in Regulamento Interno
Coordenador: Carlos Maduro
Representante de Grupo:
– Português e Estudos Sociais / História (200): Ana Carla Pinto Lopes
– Português e Inglês (220): Ana Bela Machado
– Português (300): Maria Helena Magalhães
– Inglês (330): Ana Bela Machado
– Espanhol (350): Ana Carla Pinto Lopes
Departamento de Ciências Sociais e Humanas
“Departamento de Ciências Sociais e Humanas – composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 290 (Educação Moral e Religiosa), 400 (história), 410 (filosofia), 420 (geografia), 430 (economia e contabilidade) e 530 (educação tecnológica).”
– in Regulamento Interno
Coordenadora: Maria Rosário Amorim
Representante de Grupo:
– Ed. Moral e Religiosa (290): Alfredo Vasconcelos
– História (400): Lucília Fonseca
– Geografia (420): …
– Economia e Contabilidade (430): Fernanda Maria Lisboa da Silva Reis
– Filosofia (410): Isabel Alexandra da Rocha Pinto Moreira Marques
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
“Departamento de Matemáticas e Ciências Experimentais – composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 230 (matemática e ciências naturais), 500 (matemática), 510 (física e química), 520 (biologia e geologia) e 550 (informática).”
– in Regulamento Interno
Coordenador: José Domingues Henriques
Representante de Grupo:
– Matemática e Ciências Naturais (230): Maria de Lourdes Fonseca
– Matemática (500): Maria de Lourdes Fonseca
– Física e Química (510): Cristina Ribeiro
– Biologia e Geologia (520): Isabel Monteiro
– Informática (550): Bruno Leite
Departamento de Expressões
“Departamento das Expressões – composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 240 (educação visual e tecnológica), 250 (música); 260 (educação física); 600 (artes visuais) e 620 (educação física).”
– in Regulamento Interno
Coordenadora: Idalina Pereira
Representante de Grupo:
– Música (250): Maria Angelina Campos
– Educação Física (260 e 620): Tiago Almeida
– Artes Visuais (600 e 240): Rosa das Neves
Departamento da Educação Especial
“Departamento da Educação Especial – composto pela totalidade dos docentes pertencentes aos grupos de recrutamento 910 (domínio cognitivo e motor), 920 (deficiência auditiva), 360 (língua gestual portuguesa), docentes da intervenção precoce e por todos aqueles que, não sendo destes grupos de recrutamento, estejam, pelas funções que exercem, ligados à Educação Especial do AESMF.”
– in Regulamento Interno
Coordenadora: Graça Pereira
Representante de Grupo:
– Educação Especial (910): Anabela Almeida
– Educação Especial (920): Anabela Almeida
– Língua Gestual Portuguesa (360): Jorge Oliveira Silva

Estruturas Pedagógicas

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
Além das competências definidas na legislação em vigor, são ainda competências da EMAEI analisar as situações identificadas à equipa e propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar e promover medidas de integração e inclusão do aluno na escola tendo em conta a sua envolvência familiar e social, entre outras.
– in Regulamento Interno

 

Os elementos:
Coordenadora: Graça Maria Pinto Sá Campos Pereira
Júlia Maria Campos Oliveira (Diretora do Agrupamento)
Liliana Correia Alves (Psicóloga)
Rute Maria Santos Coimbra Barros (Coordenadora dos DT do Ensino Secundário)
Ana Paula Araújo Almeida (Coordenadora do 1º ciclo)
Ana Paula Teixeira Barros (Coordenadora do Ensino Básico)
Anabela Bastos Martins de Almeida (Docente Educação Especial)
Equipa de Avaliação Interna
“Equipa de apoio à gestão estratégica e operacional do agrupamento que visa o desenvolvimento e consolidação de uma cultura de avaliação, que permita melhorar a eficácia e a eficiência do serviço público de educação prestado pelo agrupamento.”
– in Regulamento Interno

 

Os elementos:
Coordenadora: Ilda Teresa
Docentes: Ângela Paíga, Margarida Ferreira, Domingos Soares
Não Docentes: José Marques, Dorinda Sá
Pais e EE: Isabel Costa
Alunos: …
Serviços de Psicologia e Orientação
“Os serviços de psicologia e orientação, doravante denominado SPO, contribuem para a concretização da igualdade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo profissional, mediante o acompanhamento do aluno, individual ou em grupo, ao longo do processo educativo e, bem assim, o apoio no processo de escolha do seu projeto de vida.”
– in Regulamento Interno
 

Os Serviços de Psicologia e Orientação, designados abreviadamente por SPO, estão integrados na rede de ensino público e constituem unidades especializadas de apoio educativo, inseridas nas estruturas especializadas de orientação educativa das escolas.

A equipa do SPO do AE SMF é constituída por duas psicólogas que exercem a sua atividade a tempo inteiro e realizam funções em todos os estabelecimentos escolares do AE.
Psicólogas: Cristina Almeida, Liliana Alves

A ação do SPO é essencialmente preventiva e promotora do desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, através de uma intervenção universal ou indicada, de acordo com as necessidades de cada aluno ou grupo/turma.

Conforme o DL nº 190/91 de 17 de maio, o psicólogo escolar, enquanto recurso da escola desenvolve a sua atividade em três domínios:

1.1. Apoio psicológico e psicopedagógico – a intervenção apoia-se num conjunto diversificado de atividades/técnicas e engloba a intervenção direta com os alunos, mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com os diversos intervenientes escolares para a organização de respostas educativas diferenciadas;

1.2. Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa – o trabalho visa, essencialmente, a criação de ambientes de aprendizagem positivos, seguros e saudáveis, que suportem o bem-estar, convocando os diversos agentes locais para um esforço conjunto e continuado;

1.3. Orientação escolar e profissional – desenvolve-se, ao longo do ano letivo, através de um conjunto de tarefas/atividades, realizadas diretamente com os alunos e em articulação com outros intervenientes da comunidade (professores, pais e encarregados de educação).

Parcerias

As parcerias funcionam como uma estratégia educativa com vista à otimização do papel da escola no desenvolvimento dos seus alunos, docentes e não docentes.
eqavet-final
anqep-final
selo-eqavet-final
manuais-digitais-final
portugal-2030-final
pessoas-2030-final
uniao-europeia-final-co