Departamentos Curriculares
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
Estruturas Pedagógicas
– in Regulamento Interno
Rute Maria Santos Coimbra Barros (Coordenadora dos DT do Ensino Secundário)
Ana Paula Araújo Almeida (Coordenadora do 1º ciclo)
Anabela Bastos Martins de Almeida (Docente Educação Especial)
– in Regulamento Interno
– in Regulamento Interno
Os Serviços de Psicologia e Orientação, designados abreviadamente por SPO, estão integrados na rede de ensino público e constituem unidades especializadas de apoio educativo, inseridas nas estruturas especializadas de orientação educativa das escolas.
A equipa do SPO do AE SMF é constituída por duas psicólogas que exercem a sua atividade a tempo inteiro e realizam funções em todos os estabelecimentos escolares do AE.
Psicólogas: Cristina Almeida, Liliana Alves
A ação do SPO é essencialmente preventiva e promotora do desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, através de uma intervenção universal ou indicada, de acordo com as necessidades de cada aluno ou grupo/turma.
Conforme o DL nº 190/91 de 17 de maio, o psicólogo escolar, enquanto recurso da escola desenvolve a sua atividade em três domínios:
1.1. Apoio psicológico e psicopedagógico – a intervenção apoia-se num conjunto diversificado de atividades/técnicas e engloba a intervenção direta com os alunos, mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com os diversos intervenientes escolares para a organização de respostas educativas diferenciadas;
1.2. Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa – o trabalho visa, essencialmente, a criação de ambientes de aprendizagem positivos, seguros e saudáveis, que suportem o bem-estar, convocando os diversos agentes locais para um esforço conjunto e continuado;
1.3. Orientação escolar e profissional – desenvolve-se, ao longo do ano letivo, através de um conjunto de tarefas/atividades, realizadas diretamente com os alunos e em articulação com outros intervenientes da comunidade (professores, pais e encarregados de educação).