Área Reservada

Bibliotecas

Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira

Bibliotecas

O Agrupamento possui quatro bibliotecas escolares localizadas na Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, na Escola Professor Doutor Ferreira de Almeida, na EB de S. João de Ver e na EB de Fornos.

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento trabalham diferentes literacias, nomeadamente e primordialmente, as literacias da Leitura, da Informação e dos Media, no sentido de ampliar o conhecimento, a capacidade crítica e a postura interventiva na sociedade. Sendo assim, o trabalho das BE orienta os alunos num processo de aprendizagem na escola e ao longo da vida que os torna autónomos e responsáveis na aquisição de conhecimentos e de competências, no uso ético e crítico da informação e no relacionamento com o mundo que os rodeia.

Tendo como orientação o Projeto Educativo do Agrupamento e o Projeto Curricular do Agrupamento, as BE desenvolvem um trabalho colaborativo com docentes, alunos e encarregados de educação. Há um crescente trabalho de articulação entre os professores bibliotecários e os restantes docentes, envolvendo alunos em projetos, atividades e em concursos de leitura, estabelecendo parcerias internas e externas.

O papel das BE torna-se essencial na promoção dos hábitos e competências leitoras e no desenvolvimento de uma cultura de leitura na escola, na família e na comunidade. Para tal, as bibliotecas escolares do agrupamento implementam o projeto “A ler mais e melhor”, que assume vertentes diversificadas no âmbito do incremento das multiliteracias.

Veja todos os nossos projetos, clicando aqui.

Consulte para visualizar: Regimento Interno Biblioteca Escolar

Parcerias

As parcerias funcionam como uma estratégia educativa com vista à otimização do papel da escola no desenvolvimento dos seus alunos, docentes e não docentes.
eqavet-final
anqep-final