Semana da leitura | EB de S. João de Ver

Ao longo da semana que decorreu entre os dias 21 e 24 de março, foi constante o fervilhar de momentos de cultura, lazer e partilha. Foram realizadas várias atividades onde a leitura foi o tema principal. Os alunos dos diversos anos tiveram a oportunidade de disfrutar de bons momentos de leitura nas mantas distribuídas pelos vários espaços e de folhear os livros ao seu dispor, criando uma relação única com eles.

Os pais foram convidados também a participar na “Hora do Conto”. Este momento de partilha realçou a importância e os benefícios da leitura, bem como a empatia por cada história e a vivência de quem a contou. Em diferentes dias da semana, as turmas realizaram a atividade “Partilha de Leituras”, tornando-se momentos fantásticos onde tiveram a oportunidade de percorrer as diversas salas da escola para divulgar as lengalengas e poemas de autores nacionais ou realizados pelos próprios alunos. Para comemorar o dia da poesia, os alunos do 1.º ciclo conceberam poemas que foram distribuídos por diversos locais da freguesia, enquanto no pré-escolar as famílias foram convidadas a elaborar poemas que posteriormente foram expostos em diferentes espaços no interior da escola.

Durante dois dias a escola abriu as portas a toda a comunidade para participar na “Leitura das Cinco.” Diversos encarregados de educação e familiares, uma vez mais, tornaram-se contadores de histórias, criando um belo momento de magia. Ao longo da semana, foi construído um “mural”, intitulado “As Nossas Histórias Infantis,” com inúmeras ilustrações dos alunos que representam uma personagem ou uma história infantil marcante.

Por fim, para celebrar o dia Mundial da Árvore e da Floresta foram plantadas duas macieiras de maçã malápio, amavelmente oferecidas pela associação Malapeiros Rolantes.

sem_leitura_sjver02
sem_leitura_sjver03