Torneio de Ténis -Fase Final – Ol. Azeméis

A competição, fase final regional de ténis, do desporto escolar, encerrou a atividade 23-24, em Ol. Azeméis.

Numa tarde bonita e solarenga, muitos jovens alunos de várias escolas do distrito de Aveiro,  conviveram e divertiram-se, jogando ténis.

Uma palavra de grande apreço e de parabéns aos alunos, Mauri Gomez (medalha de 1º classificado no escalão de iniciados) e Daniel Hernández da escola Ferreira de Almeida. O aluno Renato Mota, da escola Secundária, destacou-se também pelo excelente 1º lugar no escalão de juvenis, sendo medalhado pelo feito.

O Agrupamento de Escolas de S. M. da Feira, destaca desta forma o comportamento social e desportivo destes alunos.

TTenis_Oaz_Sec_02
TTenis_Oaz_Sec_01

Projeto Interdisciplinar 11ºB | “Comunicar ciência: Terra que Energia!”

A turma do 11ºB desenvolveu, no âmbito da disciplina de Física e Química A, uma atividade respeitante ao projeto interdisciplinar proposto para este ano letivo: “Convida-se ao estudo de fenómenos energéticos”, associando este domínio à mecânica.

Os alunos realizaram uma atividade laboratorial que tem como tema: “Movimento uniformemente variado: velocidade e deslocamento”, aplicando a 2ª Lei de Newton e equações de movimentos.

Relacionou-se o módulo da velocidade de um corpo num plano horizontal com o deslocamento. Utilizando um plano inclinado com pouco atrito seguido por um plano horizontal com atrito, medem-se grandezas como o tempo de passagem por uma célula fotoelétrica e a distância percorrida até à posição final do corpo.

Cumpriu-se o objetivo da atividade estudando o movimento uniformemente retardado e determinando a aceleração de um bloco, com base na recolha de dados. Consequentemente, foi possível determinar a intensidade da força de atrito que atuava sobre esse mesmo bloco.

Os resultados obtidos foram os pretendidos, estando de acordo com os objetivos apresentados acima e a turma revelou-se agradada com o sucesso do procedimento.

As atividades como a que foi descrita representam ocasiões de suma importância para promover um ambiente de aprendizagem dinâmico. Deste modo, é possível a aplicação prática de conhecimentos e a experimentação de diversos fenómenos que ocorrem no nosso planeta Terra!

Proj_Inter_11B_1
Proj_Inter_11B_2
Proj_Inter_11B_3
Proj_Inter_11B_4

Projeto Interdisciplinar – 11º G

Projeto Interdisciplinar 11ºG| 50 anos do 25 de abril

O Trabalho desenvolveu-se em torno da criação de uma newsletter, no âmbito do Projeto Interdisciplinar, realizados pela turma do 11ºG, do AE (Escola Secundária) de Santa Maria da Feira, alusivos às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, denominada: "Habitação - antes e depois do 25 de Abril".

Prj_Inter_11G_01
Prj_Inter_11G_02

Jantar Homenagem

Os alunos de cozinha/pastelaria e de restaurante/bar, no passado dia 17 de Maio, colaboraram no serviço de jantar em homenagem a profissionais aposentados do nosso agrupamento. Os alunos vestiram-se de "gala" e preparam um menu irresistível, indo à procura de combinações e sabores, que fizeram a delícia dos presentes. De referir, que o requinte das decorações da nossa escola, são de um bom gosto, que tudo somado, fez com que o produto final, fosse de excelência.

Comemoração do 25 de abril | E.B. da Aldeia

Para comemorar o 25 de abril, a escola da Aldeia juntou-se para decorar a entrada, relembrando e homenageando a data. “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” George Santayana.
Eb Aldei_25abr_02
Eb Aldei_25abr_01