Odisseia – Teatro Nacional D. Maria II – ATOS – Alunos Artes Escola Secundária de Santa
Maria da Feira – 11.º L

No âmbito da articulação de um projeto que o Município de Santa Maria da Feira tem com o Teatro Nacional D. Maria II, intitulado ODISSEIA, a turma 11.º L de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira participou numa das ações do projeto artístico denominado por ATOS, desenvolvido pelo coletivo Guarda Rios e apoiado pela Calouste Gulbenkian.

A apresentação ao público da instalação artística e do percurso performativo “Observatório dos Rios” realizou-se nos dias 18 e 19 de março de 2023 desde o ICC – Imaginarius Centro de Criação – até ao rio Cáster, junto à Casa do Moinho.

Sinopse: A partir de propostas de jogo, escuta e observação, abre-se o espaço para uma visão holística do território. Ver, olhar, observar, imaginar, questionar e celebrar assumem-se como cruciais para uma aproximação à cultura de água e dos rios. Ações que convidam o público a refletir sobre a importância dos ecossistemas fluviais e a crescente desertificação.

.