LORA e Ciência Viva – Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira

A Câmara Municipal formalizou hoje um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira para implementação de dois projetos-piloto que visam a monitorização, em tempo real, de um conjunto de indicadores úteis com recurso a tecnologia LoRa (largo alcance e baixo consumo), nomeadamente ruído, qualidade do ar, temperatura, humidade, incêndio, controlo de acessos, entre muitos outros.

O projeto será desenvolvido por alunos do ensino Secundário, acompanhados por uma equipa multidisciplinar de docentes, englobando as áreas da Informática, Biologia, Física e Química.

A Câmara Municipal apoiará o desenvolvimento e avaliação de ambos os projetos-piloto, fornecendo os equipamentos necessários à sua implementação.

O primeiro projeto corresponde à instalação e monitorização de uma rede de sensores em pontos estratégicos da cidade. O segundo prevê a instalação e monitorização inteligente de um conjunto de colmeias (apiário).

O protocolo de cooperação foi rubricado pelo vereador da Educação, Gil Ferreira, e pela diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, Lucinda Ferreira, na presença de Fátima Pais, professora de Informática que coordena o projeto.

(in https://www.facebook.com/municipio.smfeira)