Transformações químicas no laboratório

Trabalhos experimentais realizados pelos alunos (7ºA e B  Físico - Química)

Escola Básica Prof. doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida

1- Transformação da sacarose e do oxigénio por ação do calor

A sacarose, no estado sólido, reage com o oxigénio, no estado gasoso, por ação do calor, originando dióxido de carbono, no estado gasoso, carbono, no estado sólido e água , no estado gasoso.

2- Formação do brometo de prata sólido

O nitrato de prata, em solução aquosa, reage com o brometo de potássio, também em solução aquosa, para dar origem ao brometo de prata, no estado sólido (precipitado)e ao nitrato de potássio, em solução aquosa.

Soluções aquosas de:

Brometo de potássio e Nitrato de prata                              Formação de precipitado amarelado  de brometo de prata (s)

3- Ação da luz sobre o brometo de prata

O brometo de prata, no estado sólido, por ação da luz, origina prata, no estado sólido e bromo, no estado gasoso.

Ação da luz...

Formação de Prata (sólida) e libertação de bromo (gasoso)