Trabalhos experimentais realizados pelos alunos (7ºA e B  Físico – Química)

Escola Básica Prof. doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida

A Química Analítica é a área da Química que se ocupa da identificação e caracterização de substâncias.

A análise de materiais (alimentos) pode realizar-se com testes químicos,identificando substâncias através de transformações químicas.

Batata ...cereais… pão...maçã...farinha...tangerina

1- Identificação da glicose

A identificação da glicose, em solução aquosa, pode fazer-se com o reagente de Benedict que muda a sua cor de azul para cor de tijolo, por aquecimento.

2- Identificação do amido

A identificação do amido pode efetuar-se com solução de Lugol (solução aquosa de iodo e iodeto de potássio). A solução de Lugol muda a sua cor de castanho para azul na presença de amido.

3- identificação da água

A identificação da água pode realizar-se  com sulfato de cobre anidro, que muda de branco para azul na sua presença.

Água (l) + Sulfato de cobre (II) anidro (s) → Sulfato de cobre (II) penta-hidratado (aq)

(branco)                                                       (azul)

4- Identificação do dióxido de carbono

A identificação do dióxido de carbono pode fazer-se com água de cal (solução aquosa de hidróxido de cálcio), que turva na presença daquele gás, por provocar a precipitação de carbonato de cálcio.

Água de cal (hidróxido cálcio (aq) )         Soprar dióxido de carbono…                 Água de cal turva (devido de

ao carbonato de cálcio)

Hidróxido de cálcio (aq) + Dióxido de carbono (g) → Carbonato de cálcio (s) + Água (l)