Técnicas de separação de misturas heterogéneas – Escola Básica Prof. doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida

Trabalhos experimentais realizados pelos alunos (7ºA e B  Físico - Química)

Os materiais heterogéneos são comuns na natureza. Para usarmos as substâncias que os constituem, é necessário separá-las. De seguida, apresentam-se algumas técnicas de separação de misturas heterogéneas que os alunos realizaram.

1- Decantação líquido-líquido: separação de dois líquidos imiscíveis por ação da gravidade

Ex: separação de uma mistura de água e azeite

2- Decantação sólido-líquido:

separação de uma mistura heterogénea de um sólido e de um líquido por ação da gravidade.

Ex:  separação de uma mistura de água e areia

3- Filtração: separação de misturas sólido-líquido usando um filtro.

Ex:  separação de uma mistura de água com partículas em suspensão

4- Separação magnética: separação dos componentes ferromagnéticos de uma mistura heterogénea por ação de ímanes.

Ex: separação  de mistura de areia e limalha de ferro

Técnicas de separação de misturas homogéneas

A separação de misturas homogéneas também tem grande aplicabilidade no dia a dia.

De seguida, apresentam-se algumas técnicas de separação de misturas homogéneas que os alunos realizaram.

1- Destilação simples: separação de substâncias com temperaturas de ebulição consideravelmente diferentes através da sua vaporização e posterior condensação.

Ex:  separação do álcool existente no vinho

Vaporização…                                                                      condensação do álcool ...

2- Cristalização: separação de um soluto sólido a partir de uma solução líquida, por vaporização do solvente.

Ex: vaporização de solvente e cristalização de soluto (sulfato de cobre (II) penta-hidratado).

Solução aquosa de sulfato de cobre (II) penta-hidratado               Formação de cristais...

3- Cromatografia: separação de solutos pela sua diferente distância de migração num material poroso (fase estacionária) por ação de uma fase móvel líquida.

Ex: Separação dos componentes da tinta de um marcador por cromatografia em papel.