Sons puros e sons complexos – Escola Básica Prof. doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida

Trabalho experimental realizado pelos alunos (8ºA e E Físico - Química)

Os sons fazem parte do quotidiano. O ser humano foi desde sempre sensível aos sons provenientes da Natureza tendo despertado o gosto por produzir e ouvir música com diferentes timbres, alturas, dinâmicas e ritmos.

O som é produzido por vibrações de um material, designado por fonte sonora. Um som pode ter uma só frequência (som puro) ou ser a combinação de várias frequências (som complexo).

A acústica é a área da Física que se debruça sobre o estudo do som e tem diversas aplicações no dia a dia.

O osciloscópio (na imagem) é um instrumento que permite analisar ondas elétricas, avaliando as suas características.

Os alunos realizaram a atividade “Explora 14 – Que características têm os sons puros e os sons complexos ?”

O som emitido por um diapasão é um som puro

O som emitido por uma pessoa é um som complexo

O diapasão é um dispositivo constituído por duas hastes metálicas em U e que pode servir, por exemplo, para afinar instrumentos musicais.