Projeto Melhor Ler para Melhor Aprender

“A leitura é hoje considerada uma competência-chave, indispensável aos cidadãos das sociedades contemporâneas. As crianças e os jovens têm absoluta necessidade de ler para se desenvolverem, para aprenderem e terem sucesso na escola. Atingir a idade adulta sem um sólido domínio desta competência, representa um sério obstáculo ao desenvolvimento pessoal, condiciona o acesso aos bens culturais, ao emprego qualificado, aos cuidados de saúde, ao exercício pleno da cidadania, em certas circunstâncias, pode mesmo constituir um fator de exclusão social”. (inAinda estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (2016). Ribeiro, I., Leopoldina Viana, F. Baptista, A. Choupina, C.,…).

Neste pressuposto, o SPO construiu um projeto, em estreita colaboração e parceria com os docentes, no sentido da promoção das competências de leitura e de escrita dos alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento, com os seguintes objetivos

• Promover o sucesso educativo, articulando de forma eficaz a transição do pré-escolar para o 1º ciclo, do ponto de vista das variáveis inerentes a uma adequada competência leitora;
  • Detetar, precocemente, sinais de dificuldades ao nível da leitura que possam comprometer o sucesso educativo;
  •  Intervir, atempadamente, em função das características individuais dos alunos num patamar universal, seletivo ou adicional;
  • Motivar os alunos para a leitura, para a aprendizagem e para o sucesso escolar e pessoal;
  • Contribuir para uma cultura de organização escolar proativa e empenhada na premissa de que os alunos têm direito a uma educação de qualidade.