Gala “Got talent”

Gala Got Talent, evento promovido pela equipa Got Talent by ADRITEM, decorreu no passado dia 26 de novembro, na Escola Secundária de Santa Maria da Feira e visou comemorar 1 ano de implementação do projeto no território de Entre Douro e Vouga (EDV).

O evento teve como objetivo assinalar o percurso do projeto durante o ano letivo 2020/2021, tendo sido destacado o seu trabalho no âmbito dos seus diferentes eixos de actuação – promoção da capacitação dos jovens do ensino secundário e profissional (Programa Young Solutions), lançamento do concurso de ideias para o ensino superior (Programa 2IN) e promoção do trabalho em rede e capacitação das organizações da sociedade civil (Social IN) – para o reconhecimento das oportunidades do território e a criação de uma identidade local coesa, que permita a partilha de conhecimentos, técnicas e recursos e, por sua vez, o desenvolvimento do trabalho em rede para a construção e implementação de soluções inovadoras e diferenciadas aos desafios apresentados pelo território das Terras de Santa Maria.

O programa teve início com a sessão de boas vindas, a cargo de Ana Paula Silva, Sub-Diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira e de Rosélia Gonçalves, Vice-Presidente da ADRITEM. Seguiu-se um painel subordinado ao tema “Um ano de Got Talent IN edv”em que Daniela Pedro, Técnica de Desenvolvimento Local da Equipa Got Talent by ADRITEM, fez uma apresentação detalhada do projeto, partilhando a perspectiva interna de 1 ano de trabalho, seguida da perspectiva externa de avaliação de impacto de um ano de projeto no terreno, em que Alexandra Serra, da Aplixar – entidade externa responsável pela Avaliação de Impacto – teve oportunidade de apresentar os resultados da referida avaliação.

Uma vez partilhadas as perspetivas interna e de avaliação externa do projeto, foi dada voz a quem beneficiou do Projeto, na edição do ano lectivo 2020/2021. A Mesa Redonda intitulada “O Talento em retrospectiva | Young Solutions contou com moderação de Margarida Coutinho, da equipa da DreamShaper, e participação das Professoras Ana Paula Marta, Fátima Soares e Fernanda Reis em representação, respectivamente, dos Agrupamentos de Escolas Soares Basto (OAZ), de Arrifana (SMF) e de Santa Maria da Feira, e dos/as alunos/as Francisco Silva, do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro (SMF) , Eva Gomes, do Agrupamento de Escolas de Búzio (VLC) e Jéssica Almeida, do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva (OAZ).

Com o objetivo de reconhecer o papel das instituições do território que têm contribuído para a concretização dos objetivos e metas de inovação e desenvolvimento proposto para este projeto, decorreu um momento protocolar com a presença de Dr.ª Adelina Portela, do ISVOUGA, Prof.ª Patrícia Brandão, do Agrupamento de Escolas Soares de Basto, Prof.ª Ana Paula Silva, do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, Prof. António Pedro Lima, do Agrupamento de Escolas Coelho Castro, Dr.ª Bibiana Vieira, do Alphabetismus – Centro de Formação, Dr.ª Carla Abreu, da Associação Empresarial da Feira, Eng.º Carlos Brandão, da Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA), Dr. Carlos Vaz, da Associação das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação e Electrónica, Dr.ª Diana Martins, da ADRIMAG, Prof.ª Guiomar Silva, do Agrupamento de Escolas de Arrifana, Dr. José Câlhoa, da ERSUC, Prof. Miguel Mansores, do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e Dr. Paulo Ávila, da Escola Tecnológica/ FORESP.

Para encerrar a sessão, Teresa Pouzada, Diretora Executiva da ADRITEM, deixou umas palavras finais sobre a importância do projeto para o desenvolvimento do território do EDV e convidou, por último, os cerca de 50 presentes para um momento de convívio, seguido de jantar servido no espaço de refeições da escola.

O projeto Got Talent, cofinanciado pela Portugal Inovação Social e dinamizado pela ADRITEM, esteve presente, durante o ano letivo 2020/2021, em 6 agrupamentos de escolas, com a participação de 300 alunos de 17 cursos do Ensino Profissional, tendo realizado 3 Fóruns Municipais, 5 Bootcamps de Pré-Aceleração de Ideias, 4 Programas de Aceleração de Ideias, 5 sessões de Prototipagem, 9 Young Talent Talks e 1 Shark Tank Júnior.

(in https://www.adritem.pt/gala-comemorativa-do-1o-ano-do-projeto-got-talent/)