Assess@learning
Muitas vezes, a avaliação é vista como algo incómodo e separado do processo de aprendizagem.
A avaliação formativa pode fornecer uma ponte entre aprendizagem e avaliação. Este tipo de avaliação ajuda a recolher feedback para os alunos, contribuindo para que os alunos se tornem mais ativos, independentes, melhores aprendizes, e feedback para os professores que lhes permita adaptar as estratégias às necessidades de cada aluno.

A avaliação formativa promove no aluno uma mentalidade de crescimento, isto é, a noção de que se pode sempre melhorar e se procura sempre melhorar. O projeto Assess@ Learning fornece um conjunto vasto de ferramentas digitais que apoiam os professores na implementação de práticas de avaliação formativa.

A avaliação formativa digital (AFD) pode ajudar os professores a adaptar o ensino às necessidades dos alunos e a melhorar os resultados de aprendizagem, promovendo uma cultura de aprendizagem em toda a escola, na qual os alunos não sintam receio de cometer erros, mas antes, de aprender com eles. As ferramentas digitais, para além de muito apelativas para os aulnos, permitem agilizar todo o processo de avaliação, desde a recolha de informações ao envio de feedback ao aluno.

O projeto assess@learning está a ser implementado na turma A do 7º ano e envolve as disciplinas de Português, Inglês, Ciências Naturais e Físico-Química.