Projeto Museu do Papel “Voos de Papel”/ Turma 10.º K de Artes Visuais | Desenho A

Na disciplina de Desenho A, tendo como proposta de trabalho – PARA ALÉM DO VÍSIVEL – este projeto pretendeu fazer uma reflexão e uma exploração de memórias, o mais próximo possível das vivências de cada aluno.

Os alunos foram desafiados a refletir sobre os significados de legado (é algo que é transmitido de uma pessoa ou geração para outra e que deixa como marca da sua existência para influenciar o futuro) e de memória (é uma recordação de ideias ou imagens que aconteceram no passado) associada a pessoas, a objetos, a espaços e casas familiares: heranças do passado, permanência de memórias, projeção do futuro.

As diferentes fases do projeto:

1. Registos de memórias ou legados com carvão sobre papel fornecido pelo Museu do Papel;

2. Analisar os registos realizados a carvão, com e sem venda, na sala de aula;

3. Tendo em conta a memória escolhida, selecionar os traços, as manchas ou as formas de maior interesse e expressividade;

4. Trabalhar a opção selecionada ou redesenhá-la, com carvão numa nova folha de papel do Museu, tendo em conta as características próprias do suporte relativamente à sua cor e textura;

5. Escrever a sinopse do trabalho, abordando o tema, a representação visual da memória selecionada e a técnica utilizada.

Voos_De_Papel_Arts_01
Voos_De_Papel_Arts_02