Palestra “O mundo do trabalho”

No decorrer da disciplina de PPM do curso técnico profissional Multimédia, o docente e diretor de turma, calendarizou uma ação de sensibilização junto das turmas do 12.º ano dos cursos profissionais. Foi definida uma palestra com a designação “O Mundo do trabalho – acidentes no posto de trabalho”. Assim foi convidado o coordenador do Gabinete de Estudo e Apoio aos Sinistrados do Trabalho (GEAST), António Silva, como palestrante, na atividade que se realizou no Auditório Salette Milheiro do dia 24 de janeiro 2024, quarta-feira, no Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira.

Numa ação de sensibilização, junto das turmas do 12.º ano dos cursos profissionais, o convidado partilhou o conceito de acidente de trabalho. “Realçámos que o conceito de acidente de trabalho vai além de qualquer evento que possa ocorrer no local de trabalho propriamente dito. Qualquer percalço que possa ocorrer, por exemplo, no local onde o trabalhador efetive a sua remuneração (entidade bancária ou escritório da empresa) pode vir a ser considerado acidente de trabalho”, informou o coordenador António Silva, acrescentando que “qualquer evento adverso que possa ocorrer durante os trajetos que o trabalhador percorrer entre locais relacionados com o seu trabalho, pode ser considerado acidente de trabalho”.

Com esta ação, pretendeu-se sensibilizar os jovens para a importância de estarem informados sobre uma matéria tão importante como “a da justa reparação dos acidentes de trabalho”.

A atividade decorreu muito bem com uma duração de 90 minutos, os alunos estiveram interessados no tema e cumpriram corretamente todo o alinhamento definido.

----  Algumas referências à atividade na imprensa regional  ---

DIARIO DE AVEIRO SECUNDARIA