Estamos no Mundial de Robótica!

Beatriz Oliveira, Miguel Correia, Roberto Valente, Vasco Magolo e Samuel Silva são os nomes que integraram a equipa LinkinBot, tendo sido acompanhados pela mentora e professora Fátima Pais, na edição 2023 do Festival Nacional de Robótica, que se realizou de 28 a 30 de abril em Tomar.

Neste evento a equipa conquistou o lugar de primeiro classificado na prova OnStage, na liga Junior!

Todos os alunos da equipa são integrantes dos clubes Ciência Viva e do de Programação e Robótica da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, tendo os respetivos coordenadores, Fátima Pais e Bruno Leite, acompanhando todo este trabalho.

Queremos deixar os agradecimentos a Gonçalo Santos, Mariana Gomes, Sara Santos, Vasco Magolo (12ºL), Srª Maria Manuel, (mãe do Gabriel Alexandre do 12ºL ) pela confeção da roupa da “pastora” e ainda o Rodrigo Espinheira (11ºN). Finalmente, à Filipa do Salão de Cabeleireiro Cort’arte pelo donativo da boneca.

Deixamos apenas o sentir dos alunos que participaram:

Esta atividade extracurricular na escola permitiu-nos cruzar caminhos e posteriormente formarmos uma equipa mista de alunos do ensino regular de ciências e tecnologias e do ensino profissional de GPSI, criando assim uma dinâmica diversificada e cheia de competências a partilhar entre nós.

É unânime por parte de todos os elementos da equipa o irrefutável facto que esta experiência permitiu a todos nós, membros integrantes, adquirirmos novos conhecimentos no campo da robótica, mecânica, eletrónica, programação e multimédia.  Além dos conhecimentos técnicos obtidos, foram adquiridas competências de desenvolvimento pessoal e coletivo tais como trabalho de equipa, gestão de recursos e competitividade saudável.

Acresce o facto de que a experiência mencionada nos ter providenciado um contacto mais próximos do mundo académico e universitário, podendo ter um forte impacto nas decisões que poderemos tomar no futuro.

A RoboCup (https://2023.robocup.org/en/home/) é a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo e visa promover o interesse, a prática e o conhecimento das ciências relacionadas: mecatrónica, informática, eletrónica, mecânica, internet das coisas e inteligência artificial.

Organizado em torno de ligas competitivas que representam áreas de pesquisa científica, o evento reúne milhares de investigadores em torno de uma ambição comum: partilhar conhecimento e contribuir para o progresso técnico e científico.

Na edição de 2023, que decorrerá em Bordéus de 4 a 10 de julho, está prevista a participação de 45 países de todos os continentes do globo e são esperados mais de 2500 participantes.

E Santa Maria da Feira lá estará representada! Muitos, muitos parabéns!

PastedGraphic-1_Easy-Resize.com