Ativo 1
logos
ll
Candidatura aprovada ao concurso Metamorfoses – 12ºL do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos! Parabéns!

Os alunos do 12ºL Sara, João, Carlos e Dinis estão de parabéns!

O projeto Metamorfoses, que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027), a Ciência Viva/ ESERO Portugal e o Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud.

O projeto será desenvolvido em articulação com a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, através da coordenadora Joana Moura e Sá, com o Clube de Programação e Robótica, o Clube Ciência Viva e com os professores Fátima Pais (coordenadora), Pedro França, Lúcia Paula e Nuno Vidal, professores da turma dos alunos envolvidos.

O projeto a desenvolver enquadra-se nos SmartWearables e tem como objetivo conceber e  criar  t-shirt inteligente, integrando a tecnologia na mudança de elementos da Tishirt conforme variações do ambiente, podendo ser ainda personalizado. Propõe-se a desenvolver uma solução integrada numa camisola que seja cameleónica. A sua cor será previsivelmente preto e vai conter sensores de temperatura, um acelerómetro, um painel de leds amovível e vários led neopixels. A ideia é criar um conjunto de programas que o utilizador poderá escolher qual pretende carregar tornando a SmartTshirt uma extensão do seu estado de espírito ou deixar que os sensores incoporados provoquem a mudança conforme o ambiente em que se encontra. Uma outra vertente da SmartTshirt é a existência de um botão de pânico que em situações de emergencia ativa um protolocolo em que torna visivel através todos os elementos na a presença de perigo, quer os visuais (leds) quer através de som.

Na sequência da seleção, o acervo documental da biblioteca escolar  irá ser reforçado em 1000€ e as equipas terão um financiamento, destinado a equipamentos, no valor aproximado de 200€ por projeto.

Os alunos integrantes no projeto estarão a trabalhar na componente tecnológica e na elaboração dos contos futurísticos que servirão de pano de fundo para o enquadramento dos projetos até maio.

Estes projetos são ainda cruciais na promoção da leitura e das literacias científicas, incentivando os alunos a ler livros, a escrever textos criativos e a produzir objetos biónicos.

metamorfoses