A Escola secundária de Santa Maria da Feira no Europeu de Robótica! Parabéns!

No EuroRobotCup as equipas da Escola Secundária de Santa Maria da Feira ficaram de parabéns, classificando-se em 4º e 8º lugar na categoria Fun Challenge e 4º lugar na categoria OnStage. Nesta última categoria, conseguiram o primeiro lugar na modalidade Póster.

Todo o Clube de Programação e Robótica, agradece o apoio que nos foi dado pelo município, à participação das 3 equipas no European RobotCup

Apresenta-se de seguida o depoimento e reflexões de alguns alunos participantes,  prova demonstrativa de que estas atividades são um complemento importante nos processos ensino-aprendizagem e elementos práticos de aplicação da "disciplina" de projeto, como meio de reforço da responsabilidade e autonomia bem como preparação para um nível superior de aprendizagens ou profissionalmente. "(...)a implementação de projetos permite que os alunos saiam da zona de conforto, mudem os contextos do seu professor, do seu espaço e sejam impelidos a trabalhar numa verdadeira equipa multidisciplinar, como acontece no mundo real. ..., a verdade é que os alunos acabam sempre por abraçar os desafios e, na maior parte dos casos, envolvem-se de corpo e alma, investindo tempo e muitas vezes prescindindo dos seus tempos livres (fins de semana incluídos)."

Reflexões

Ao longo destes quatro dias podemos usufruir de uma experiência única.
Como uma verdadeira equipa, juntos vivenciamos altos e baixos, desde a pressão e ansiedade de cada prova ou entrevista, à preocupação de todos os robôs estarem a funcionar como deveriam, ou até, a angústia de ficar tão perto de um pódio europeu.
No entanto, ao recapitular tudo aquilo por que passamos, o que fica na memória são os momentos de entreajuda, amizade e companheirismo entre os elementos da equipa e até entre equipas adversárias.
Sem dúvida que este foi um dos maiores e mais marcantes eventos que já participamos. Neste sentido, queremos agradecer, não só a todos os professores que nos ajudaram ao longo de todo este processo, mas também à Escola Secundária de Santa Maria da Feira e à autarquia de Santa Maria da Feira que fizeram com que fosse possível este grupo participar neste grande evento.

Rafael Santos, Equipa OnStage, 12ºF

Estes quatro dias de provas foram tão cansativos como enriquecedores não só para o meu percurso escolar, mas também para o meu caráter.
O conhecimento que esta experiência nos permite adquirir é algo que não se pode ensinar numa sala de aula. Não só conhecimento técnico, mas também aprender a competir de forma saudável, a trabalhar em equipa e ao relacionamento com pessoas de culturas diferentes.
Mas nada disto seria possível sem a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Escola Secundária de Santa Maria da Feira e todos os professores do clube de programação e robótica.

Beatriz Oliveira, Equipa OnStage, 11ºC

Durante estes quatro dias de alguma pressão e muito trabalho desfrutamos uma vivência única. Trabalhamos como equipa e enfrentamos problemas bastante enriquecedores que não aprendemos em mais lado algum. Aprendemos a gerir ansiedade, frustração, angústia,... Mas no fim verificamos que somos uma grande equipa, que com pouco tempo conseguimos competir a alto nível. Concluindo, aprendemos bastante não só na competitividade em si mas também em conhecer novas culturas, graças à autarquia de Santa Maria da Feira, à Escola Secundária de Santa Maria da Feira e aos professores do Clube de programação e Robótica.
Dinis Faryna, Equipa Fun Challenge, 11ºQ

Para além das 3 semanas de muito trabalho, tivemos mais 4 dias intensos e sob pressão para a realização da prova do OnStage no European Robocup. Passamos por vários momentos difíceis a resolver todos os problemas que nos apareciam e a tomar também decisões importantes para o resultado final. Embora o foco principal daquele evento seja a aprendizagem, não podemos deixar de lado o aspeto competitivo e querendo ou não, tivemos sempre isso em mente e demos o nosso melhor no pouco tempo que tivemos para pensar, preparar e realizar a prova. Após passarmos por todos estes dias, agradecemos imenso aos professores envolvidos (e aos colegas que ajudaram voluntariamente), à escola Secundária de Santa Maria da Feira e à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Roberto Valente, Equipa OnStage, 11ºQ