Assembleia de Crianças “Aqui decides tu! – 3º ano (Escola Básica do Cavaco)

O projeto educativo “Assembleia de Crianças “Aqui decides tu!” foi um importante instrumento que auxiliou na construção de um ambiente onde os alunos do 3º ano da EB Cavaco teve a oportunidade de decidir e conviver democraticamente.

Este projeto contempla a formação dos alunos para viver em sociedade de uma forma solidária, crítica, autónoma e participativa, despertar o pensamento crítico e construtivo, de forma a que os alunos altruisticamente cooperem para melhorar.

Assim, um dos pilares para a construção de um ambiente onde todos possam conviver democraticamente, deve ser a participação das crianças nas decisões quotidianas. Deste modo, devemos atender para os valores e práticas presentes na sociedade, para que o trabalho desenvolvido seja premiado por princípios pautados na justiça, no respeito, na solidariedade e cooperação.