Ativo 1
logos-300x38_v2
ll
Olimpíadas de Física 2022 – Parabéns!

Foram apurados para a fase regional das Olimpíadas da Física 2022, escalão B, os alunos António Rodrigues, do 11º F, Margarida Figueiredo, 11º A e Maria João Ribeiro 11ºC. Depois de um trabalho de preparação em equipa destes três alunos, orientado pelo professor Domingos Santos, rumaram, no passado dia 23 de abril, à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde prestaram provas teóricas e práticas no âmbito da Física. Os alunos tiveram uma prestação muito positiva, salientando-se o mérito da aluna Margarida Figueiredo, que obteve o terceiro lugar, medalha de bronze, entre os participantes das escolas da região norte. A aluna seguirá para a fase nacional que decorrerá, a 28 de maio de 2022, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

De realçar uma década de excelentes resultados dos alunos de Física do AESMF nas Olimpíadas de Física. A aventura começou em 2012, com o aluno João Ricardo a ser apurado para a XVII Olimpíada Ibero-americana de Física em Granada, Espanha tendo ganho a medalha de ouro. Em 2014 o aluno, António Carneiro, obteve qualificação para a XLV IPhO Olimpíada Internacional de Física em Astana, Cazaquistão, tendo obtido menção honrosa (4º lugar). Em 2015, o aluno Paulo Mourão, qualificou-se para a XX OlbF, Olimpíada Ibero-americana de Física, em Cochabamba, Bolívia, trazendo para o país mais uma medalha de ouro. E, em 2017, o aluno Nuno Campos, ficou qualificado para a XLVIII IPhO, em Yogyakarta, Indonésia, tendo obtido menção honrosa. 

A qualificação para as Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas, exige que os alunos passem por enumeras fases e que no final estejam entre os nove melhores do país. Cinco seguirão numa comitiva que representará o país nas Olimpíadas Internacionais e uma outra comitiva de quatro elementos seguirá para a representação nacional nas Olimpíadas Ibero-americanas.  

O grupo disciplinar de Física e Química e todo o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira congratulam-se e dão os parabéns a todos os alunos envolvidos pela perseverança, esforço e sucesso obtido!