Visita de estudo a Alcobaça – 12ºN , 10ºO e 10ºR de Cozinha e Pastelaria e Restaurante/Bar

As turmas 12ªN , 10ªO e 10ºR de Cozinha e Pastelaria e Restaurante/Bar, no passado dia 14 de Março , realizaram uma visita de estudo a Alcobaça onde visitaram a Granja de Cister um pequeno espaço da Cooperativa Agrícola que alberga o melhor que a terra tem para dar, onde são vendidos os produtos certificados dos agricultores locais e onde se dá primazia aos produtos da época. A frescura e a seleção dos produtos são um dos muitos critérios neste espaço onde só se adquire o que é certificado.Seguimos a visita pela casa Féteira, uma pequena empresa familiar situada na freguesia de Pedreiras, uma aldeia do concelho de Porto de Mós, junto à Serra dos Candeeiros e perto de Alcobaça. Nesta região, a tradição no azeite provém das técnicas e conhecimentos dos Monges de Cister que foram, há séculos, pioneiros no plantio do olival nestas terras. A empresa possui várias propriedades agrícolas, nomeadamente a Quinta da Capeleira com cerca de 10 ha, onde está situado o  Lagar e os Olivais. Produzem, azeite proveniente dos olivais desta região, caracterizado essencialmente por azeitonas de variedade galega e cobrançosa que, conjugando os processos tradicionais de produção com os indispensáveis processos modernos de extração,resulta num azeite frutado, doce, muito equilibrado e de baixa acidez. o Lagar foi concebido por forma a poder transformar pequenas quantidades de azeitona, permitindo assim que os clientes consumam o azeite extraído das suas azeitonas, mantendo-se uma tradição deveras apreciada.

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar todo o processo desde o Olival à garrafa de azeite. Para finalizar a visita visitamos a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade onde vimos os pomares de maçã e da pera de Alcobaça e onde nos explicaram o sistema de rega, poda e colheita da fruta, de seguida visitamos os armazéns da fruta e tivemos oportunidade de conhecer  todo o processo de embalamento e acondicionamento desta fruta. Ficamos ainda a conhecer a história da fruticultura.

De salientar que todos os alunos adoraram a visita de estudo e que esta foi bastante produtiva no sentido de conhecer produtos DOP e IGP, desde a sua origem até ao consumidor final.

Chefe Formadora de cozinha

(Elisabete Miranda)