Ativo 1
logos-300x38_v2
ll
Programa de Orientação Vocacional – 9º ano

O SPO vai implementar a partir de meados do mês de abril de 2022, na escola sede e na Escola EB2,3 Prof. Ferreira de Almeida, o programa de intervenção psicológica de Orientação Vocacional, “Escolhe o teu caminho…”, destinado aos alunos do 9º ano de escolaridade.

Em função do PAA do agrupamento e do SPO, é utilizado o espaço da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para a implementação de um projeto de intervenção Psicológica de Orientação Vocacional junto dos alunos do 9º ano de escolaridade de cariz universal, durante 6 semanas. 

Nas sessões serão abordadas as seguintes temáticas: conhecimento de si próprio (competência, valores, interesses profissionais, expetativas); conhecimento do sistema educativo e profissional português e as variáveis que influenciam positiva e negativamente o processo de tomada de decisão vocacional. 

O programa de OV designado “ Escolhe o teu Caminho… “ visa atingir os seguintes objectivos:

  • Sensibilizar os alunos para a necessidade de refletir sobre a construção do seu projeto de vida;
  • Contribuir para que os alunos possam construir um projeto de vida assente numa base sólida, fundamentada e realista numa relação proativa entre interesses e sonhos profissionais, competências pessoais, características das saídas profissionais e necessidades do mercado de trabalho;
  • Incentivar à exploração da informação sobre cursos, formações, competências pessoais e profissionais e  caraterísticas do mundo escolar e profissional.
  • Promover o sucesso escolar dos alunos;
  •  Combater o abandono e o desinvestimento escolar;
  •  Promover a relação escola, família, comunidade;

Este programa pressupõe um trabalho de parceria com o professor da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e o SPO.