Ativo 1
logos-300x38_v2
ll
Clube de Ciência Viva na Escola Secundária de Santa Maria da Feira

No âmbito âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi publicado um concurso dirigido a todos os estabelecimentos de ensino públicos para alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola. Para dar resposta a este desfio foi constituída uma equipa multidisciplinar onde estão representadas as áreas científicas e tecnológias (Informática, Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química). Depois de um processo de candidatura, o clube for aprovado!

Brevemente haverá novidades!


A educação em ciência é uma prática social que vem sendo cada vez mais ampliada e desenvolvida nos chamados espaços não formais de educação. Existe um consenso alargado relativamente tanto à importância como à necessidade de implementarem estratégias pedagógicas que efetivamente auxiliem os alunos na compreensão do conhecimento científico, por meio de experiências fora do contexto letivo, mas intimamente ligadas com o curriculum. A abordagem em espaços não formais pode aumentar a motivação dos alunos e melhorar a atitude perante a ciência. 

Sendo um clube de ciência um espaço de educação não formal, de adesão espontânea, acredita-se que pode ser constituído por alunos altamente motivados. No entanto, e tendo presente a inclusão, devem ser ponderadas estratégias que permitam ir ao encontro do princípio da igualdade consagrado no artigo 13.º da Constituição, que proíbe toda a discriminação. O desenvolvimento das atividades do clube irá privilegiar a promoção da igualdade de género, de oportunidades e não discriminação. 

A agregação de diferentes ramos da ciência implicou um olhar reflexivo sobre o projeto na procura de um tema aglutinador. Suportado numa visão transdisciplinar, todas as atividades do clube nos diferentes ramos da ciência contemplados (Informática, Matemática, Biologia, Geologia, Física e Química) inserem-se no tema “Radiação”, divergindo para diferentes clusters mas convergindo sempre nas abordagens, nos resultados e nos objetivos.