Alunos das turmas L e M do 10º ano na Rota do Românico

No dia 17 de março, de 2022, no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, os alunos das turmas L e M do décimo ano de Artes Visuais visitaram alguns locais da Rota do Românico.

De manhã, foram ao Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, onde ficaram a conhecer o contexto histórico dos séculos XI a XIV, as técnicas de construção usadas na época e, sobretudo, puderam desfrutar de diferentes experiências interativas disponíveis, nas diversas salas, nomeadamente a do Simbolismo e cor. Ainda de manhã, seguimos viagem para Ferreira, onde fomos visitar o que resta do antigo Mosteiro de S. Pedro de Ferreira.

Após o almoço, seguimos em direção a Abragão para conhecer a escultura Românica e a sua função, numa época dominada pelo Cristianismo. Visitamos as várias salas do Centro de Interpretação de Escultura Românica (CIER), em Abragão e, mais uma vez, a interatividade estimulou os alunos  a participar. Aqui destacou-se a sala com as siglas dos canteiros/pedreiros, que funcionavam como assinaturas identificadoras da autoria do seu trabalho. Destacou-se ainda a sala que permite reconstituir como seria a fachada original da Igreja de S. Pedro de Abragão, bem como alguns quadros dos atos religiosos aí realizados.

Finalmente, visitamos a Igreja de S. Pedro de Abragão, ao lado do CIER, testemunho do Românico, mas também do barroco, fruto das alterações sofridas ao longo dos séculos. Aí houve tempo para desenhar alguns detalhes que servirão de base ao trabalho a realizar após a visita.

Regressamos a Santa Maria da Feira satisfeitos e sem incidentes, após mais uma jornada de verdadeira aprendizagem que permitiu consolidar os conhecimentos, abordados em sala de aula e desenvolver a interação entre os alunos e entre estes e os docentes acompanhantes.