No passado dia 6 de maio, pelas 14:30h, a nossa Biblioteca transformou-se numa verdadeira Oficina de Reparação de Livros. Sob o mote “Porque cada livro merece uma segunda história”, recebemos os alunos do 9.º F para uma sessão dedicada à arte do restauro e da conservação. Integrada na Semana da Leitura, esta atividade resultou da articulação entre a Biblioteca, o grupo disciplinar de Artes e a disciplina de Educação Visual. Sob orientação do professor José Afonso, os alunos aplicaram técnicas de precisão e manuseamento de materiais de modo a compreender a estrutura física de um livro.
A nossa biblioteca tem o privilégio de acolher exemplares muito antigos, autênticos tesouros que o tempo não perdoa, por isso o restauro manual destes livros é fundamental para preservar a memória coletiva da nossa escola e garantir a longevidade de obras insubstituíveis.
Agradecemos ao professor José Afonso por se ter deslocado à nossa escola e por ter partilhado conhecimentos tão valiosos.

